Siscomex :::


O SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior representa uma nova sistemática administrativa para o comércio exterior brasileiro, mediante a integração das atividades de várias instituições governamentais, no que se refere à orientação, ao acompanhamento e ao controle das diferentes etapas das operações de importação e de exportação, inclusive câmbio.

Este sistema é peça fundamental da Política Ativa de Comércio Exterior e constitui passo significativo para o incremento da participação do Brasil no comércio internacional, além de ser ferramenta de trabalho indispensável para os órgãos executores.

O SISCOMEX preserva as funções básicas dos órgãos envolvidos, porém com eliminação da coexistência de controles paralelos ao adotar o fluxo único de informações. Ele também auxilia na aplicação completa, uniforme e justa da legislação, contribui na melhoria dos controles e possibilita a agilização no desembaraço de mercadorias, com redução do tempo de armazenamento e de liberação das cargas.

 
 
Câmbio :::
Moeda Cotação